sábado, 12 de maio de 2012

Monteiro Lobato e o petróleo

Após implantar a Companhia Petroleos Brasil, e graças à grande facilidade com que foram subscritas suas ações, Monteiro Lobato fundou várias empresas para fazer perfuração de petróleo, como a Companhia Petroleo Nacional, a Companhia Petrolífera Brasileira, a Companhia de Petroleo Cruzeiro do Sul, e a maior de todas (fundada em julho de 1938) a Companhia Mattogrossense de Petróleo, que visava perfurar próximo da fronteira com a Bolívia, país vizinho que já havia encontrado petróleo em seu território. Com isso Lobato prejudicou os interesses de gente muito importante na política brasileira, e de grandes empresas estrangeiras. Começava a luta que o deixou pobre, doente e desgostoso. Havia interesse oficial em se dizer que no Brasil não havia petróleo. Tendo-os como adversários, passou a enfrentá-los publicamente.
Por alguns anos, seu tempo foi dedicado integralmente à campanha do petróleo, e a sua sobrevivência garantiu-se pela publicação de histórias infantis e da tradução de vários livros estrangeiros. Teimava em dizer que era preciso explorar o petróleo nacional para dar ao povo um padrão de vida à altura de suas necessidades. Tentou, sem êxito, organizar uma companhia petrolífera mediante subscrições populares.
Curiosamente o primeiro poço petrolífero do Brasil seria encontrado, por uma ironia da história, em um local chamado LOBATO (um bairro de Salvador, na Bahia), em 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário